domingo, 15 de fevereiro de 2009

Mar de Plástico

Mais cedo, vendo o Fantástico, eu fiquei chocado ao ver uma imagem muito triste: uma tartaruga que quando jovem, teve um anel de plástico enroscado em seu corpo e cresceu deformada.
Mas que plástico é esse e de onde ele vem? O Plástico, cuja constituição durável e muito resistente à desintegração, fazem do mesmo um dos produtos com maiores aplicações no mundo atual e é também um dos maiores vilões para os ambientalistas de hoje. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico no mundo e cerca de 10% deste total acaba nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de particulares ou seja, NÓS!
Foram descobertas várias massas de lixo flutuando em alguns pontos do planeta. No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo! Com mais de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros! No Fantástico foi informado que essa massa é maior que os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, mas na internet, pelos estudos do oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos, o tamanho da mesma é de dois Estados Unidos juntos! Um absurdo! Acredita-se que haja neste redemoinho de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos!

Muitos pássaros e peixes tem aparecido, cada vez com mais frequência, mortos, com grandes quantidades de plástico no estômago.
Segundo dados de Curtis Ebbesmeyer, em algumas áreas do oceano pacifico pode-se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.
Segundo o programa PNUMA, das nações unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinhas todos os anos. Sem contar a fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.
E para piorar, essa "massa plástica" pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana! E nós então comemos os peixes, fechando o ciclo.... Grande piada! No final, acabamos comendo nosso próprio plástico! Alguns pensavam que as consequências dos atos dos homens só seriam sentidas daqui há muito tempo... Estavam errados... O tempo é agora! Vamos ajudar fazendo nossa parte, hoje! Vamos reciclar o máximo que for possível e cuidar bem da Terra. Lembre-se: O que você faz com o mundo é o que o mundo fará com você!



Albatroz morto com grande quantidade de plástico no estômago

3 comentários:

  1. muito trister.Olha o que o homem faz.quando é q isso vai mudar???Parem de jogar lixo.

    ResponderExcluir
  2. Deus nos deu um lar e não cobrou aluguel,e
    a ganancia do homem e o mundo capitalista
    transforma a terra em quase um inferno.

    ResponderExcluir
  3. é triste, fui mostrar a minha mãe agora e por acaso encontrei seu blogo, após ver um tubarão com uma armadilha pregada ao pescoço, no futuro já tem sua morte prevista prematuramente

    ResponderExcluir