Sabe-se que o vento se torna mais intenso e constante com a altura, fato que há alguns anos faz pesquisadores investigarem a possibilidade da criação de geradores eólicos flutuantes que possam aproveitar essas correntes de vento.
A empresa Magenn Power construiu um protótipo deste tipo de gerador, chamado de MARS (Maggen Air Rotor System), constituído por um balão que gira, movido pelo vento e acionando um gerador, produzindo energia elétrica.
O MARS se situa a uma altitude de 300 metros, onde o vento é mais intenso e constante que na superfície, permitindo produzir uma maior quantidade de energia e, ainda, torna o sistema independente da sua localização.
Enquanto turbinas eólicas convencionais exigem alguns estudos anteriores para escolher a sua localização, o MARS pode ser implementado em qualquer lugar.
A maior vantagem deste sistema é a portabilidade, o que levou a empresa a defini-lo como “energia eólica em qualquer lugar." Para isto, um caminhão transporta o balão desinflado que, quando necessário, é inflado e lançado no ar.
Isto não só simplifica e reduz a implantação deste sistema, como também, permite que se crie centrais móveis que pode ser utilizadas em áreas onde tenha ocorrido interrupção no fornecimento de eletricidade.
A empresa construiu um protótipo com 10Kw de potência, no entanto, os modelos comerciais podem atingir vários megawatts de potência.
A empresa também recebeu financiamento de várias empresas, incluindo a Google, uma empresa que é reconhecidamente interessada, no que se refere a fontes de energia alternativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário