domingo, 30 de janeiro de 2011

Seu nome em Hieróglifo e muito mais!

O egito antigo é uma terra de mistérios, ciência e magia. Lugar inquietante e maravilhoso por suas histórias e sua riqueza cultural. Os hieróglifos foram utilizados por milhares de anos e constituíam uma escrita religiosa e monumental, pois era utilizada principalmente em templos, paredes, túmulos, sarcófagos, etc.

Hieróglifo é um termo originário duas palavras gregas: ἱερός (hierós) "sagrado", e γλύφειν (glýphein) "escrita".
Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados".
A escrita hieroglífica constitui um dos mais antigos sistemas organizados de escrita no mundo, juntamente com a escrita cuneiforme e era vocacionada principalmente para inscrições formais nas paredes de templos e túmulos.
Hierático

Com o tempo evoluiu para formas mais simplificadas, como o hierático, uma variante mais cursiva que se podia pintar em papiros ou placas de barro, e ainda mais tarde, com a influência grega crescente no Oriente Próximo, a escrita evoluiu para o demótico, fase em que os hieróglifos iniciais ficaram bastante estilizados, havendo mesmo a inclusão de alguns sinais gregos na escrita.
Demótico
A lingua copta ou copto, é uma língua que floresceu por volta do século III no Egito Antigo, da família linguística camito-semítica ou afro-asiática. O alfabeto copta é uma versão modificada do alfabeto grego, com algumas letras demóticas utilizadas para representar alguns sons não existentes no alfabeto grego. Como língua cotidiana teve seu apogeu entre o século III e o século VI. Ainda hoje permanece como língua litúrgica da Igreja Ortodoxa Copta e da Igreja Católica Copta.

O copta é um estágio final da língua egípcia clássica, e foi falado até o século XVII.
Princípios gerais da escrita hieroglífica egípcia


Direção de leitura

Alfabeto hieroglífico (unilíteros)
SinalTransliterçãoPron.Descrição
A
3aOclusiva-glotal-surda
Aleph semítico
Abutre egipcio
i
iConstritiva-palatal-sonora
yod semítico.
Junco florescente
ii
ou
y
yyConstritiva-palatal-sonora
Como no inglês Yes

Dupla de juncos
a
ˁaFricativa-faringal-sonora
ayin semítico
Braço
w
ou
W
wuConstritiva-bilabial-sonora
Como no inglês war
Filhote de codorna
b
bbOclusiva-labial-sonora
"B", como em português
Parte inferior da pierna
p
ppOclusiva-labial-surda
"P", como em português
Esteira
f
ffFricativa-labiodental-surda
"F", como em português
Cobra com chifres
m
mmOclusiva-sonora-labial-nasal
"M", como em português
Coruja
n
nnOclusiva-sonora-dental-nasal
"N", como em português
Água
r
rrLíquida-vibrante-dental
"R", como em português
Boca
h
hhAspirada-laringal-surda
H aspirado, como no inglês how
Planta de uma casa
H
hAspirada-faringal-surda
Som surdo, da faringe. árabe
Corda retorcida
X
jFricativa-palatal-surda
Som de ch como no gaélico escocês loch
Placenta (?)
x
jFricativa-velar-surda
Som de ch como no alemão ich خ árabe
Úbere
s
ou
z
ssFricativa-sibilante-dental-sonora
"S", como em português
Roupa dobrada ou
Fecho de porta
S
šshSibilante-pré-palatal-surda
Som de Sh
Piscina
q
qUvular-oclusiva-surda
"Q" semítico
Colina
k
kkOclusiva-velar-surda-aspirada
"k" como em "casa"
Cesto com asa
g
ggOclusiva-palatal-fraca
"G", como em gato
Base para vaso
t
ttOclusiva-dental-surda
"T", como em português
Pão
T
chOclusiva-dental-surda
Som de tch
Amarras
d
ddOclusiva-dental-fraca
"D" menos sonoro que em português
Mão
D
dyAfricada-pré-palatal-fraca
Som intermediário entre o G (de gelo) e o D
Cobra
A escrita hieroglífica podia ser escrita em linhas ou colunas, tanto da esquerda para a direita, quando da direita para a esquerda. Para identificar a direção de leitura de um determinado texto, deve-se analisar a direção para onde os sinais estão voltados. Os sinais hieroglíficos estão sempre voltados para o início do texto. Desta forma, o texto

nTrnfrnb
Z1
tA
tA
nb
ir
x t
<
ramnxpr
G38ra
Z1
<
G26ms
z
nfrxpr

deve ser lido da esquerda para a direita, pois os sinais (como o da machado sagrado, do olho, e dos pássaros) estão voltados para a esquerda.
Os sinais, ainda, eram agrupados de forma a construir um conjunto harmonioso, com a escrita dos hieróglifos dentro de quadrados imaginários. Em um texto, os sinais superiores são sempre lidos antes dos inferiores .
Desta forma, o texto
nTrnfrnb
Z1
tA
tA
nb
ir
x t
Deve ser lido nesta ordem:
nTrnfrnbZ1tAtAnbirxt


Tipos de sinais

Os sinais hieroglíficos egípcios são divididos entre ideogramas e fonogramas.


Ideogramas

Quando um único sinal representa, sozinho, uma determinada idéia ou coisa, ele é considerado um ideograma. Por exemplo, o sinal
pr
que representa uma casa, pode significar a palavra “casa”.
Na maior parte das vezes, os ideogramas funcionam como determinativos. Ao final das palavras, um ideograma é colocado, para indicar a qual categoria uma palavra pertence .
Por exemplo, o sinal
O49
é um determinativo para a idéia de cidade. Assim, pode-se identificar que as palavras
AbbDw
Z1
O49
z
G39
wt
O49
são nomes de cidades, pois terminam com o hieróglifo
O49
Os cartuchos, dentro dos quais era escrito o nome de reis e rainhas, era também um ideograma, relacionado à idéia de eternidade.
sw
t
bit
t
ra
Z1
<
nbw
kA
kA
kA
dianxra
Z1
mi


Fonogramas

Em egípcio antigo, os fonogramas poderiam ser de três tipos:
  • unilíteros, ou alfabéticos: quando cada sinal representa apenas um som. Estes são os sinais que formam o chamado “alfabeto” egípcio.
  • bilíteros, quando um sinal representa dois sons. Por exemplo,
wr
e
pr
são sinais que representam duas consoantes (na ordem, wr e pr).
  • trilíteros, quando um sinal representa três sons. Como, por exemplo,
anx
, ou
nTr
ou
nfr
.
(Na ordem, os sinais representam os sons an, nr e nfr) .

A escrita egípcia não representava vogais, apenas consoantes e semivogais. A partir do período ptolemaico, alguns sinais foram adaptados para representar vogais dos nomes dos governantes estrangeiros (como Cleópatra e Ptolomeu, que eram nomes gregos).
Já a pronúncia fonética era outro assunto a parte, sendo quase que praticamente desconhecida nos tempos de hoje.
Aqui nesta imagem podemos ter uma idéia e ver como era a pronuncia fonematica e em seguida o nome em grego. O que muitos não sabem é que o nome traduzido originalmente é um fonema um tanto esquisito de se pronunciar.

Desde já podemos notar a diferença da tradução fonetica para o grego, um tanto complicado de se pronunciar mas com um pouco de treino logo se aprende.


A lista acima é dos nomes dos principais deuses do antigo egito

Para saber seu nome em hieróglifo clique AQUI

Isso é tudo por hoje pessoal! Antes de escrever, aprender!

Fonte: Wikipedia, Google e Paul

sábado, 15 de janeiro de 2011

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Como Fazer Fogo com o Celular! - Série MacGyver Vive

Hoje nós temos mais um incrível tutorial da série MacGyver Vive! Aprenda a fazer fogo de uma forma no mínimo "macgyivesca", hehehe. É mais fácil ver, então vamos lá:


domingo, 22 de agosto de 2010

Guitar PRO 6 Completo

A série Guitar Pro é reconhecida como o melhor do gênero.E agora na versão 6, o mais completo editor de tablaturas multi-trilhas para guitarra, banjo e baixo chega com muitas melhorias. Ele ainda trabalha com partituras e é uma ferramenta completa para guitarristas novos e experientes que desejam melhorar suas habilidades, para comporem ou simplesmente acompanharem a si mesmos.

O Guitar Pro 6 oferece várias opções, tais como; escuta, impressão, importação/exportação de arquivos MIDI e formatos ASCII, transposição, notação convencional, diagramas de acordes, metrônomo, afinador, assistentes e muito mais!

Tamanho: 72 MB
Idioma: Multi, incluindo o português
Sistema operacional: Windows 98/2000/XP/2003/ Vista/ Windows 7
senha do arquivo RAR: DRS
Servidor: Rapidshare
Download:
RapidShare

sábado, 19 de junho de 2010

Pilot System - Curso Completo de Piloto

Eu sempre fui um apaixonado por aviação e recentemente chegou ao meu conhecimento a existência de um programa-tutorial direcionado a ensinar todos os principais fundamentos dessa "arte".
O Pilot System é um programa de uso didático em aviação real e simulada, que conta com toda a parte teórica necessária ao aprendizado, com todas as matérias de PP (Piloto Privado) e PC (Piloto Comercial). Se você planeja pilotar um avião ou helicóptero no futuro (ou é somente um curioso), ou mesmo prestar a banca do DAC, aqui é o seu ponto de partida! No programa é apresentado o conhecimento técnico aeronáutico necessário a exercer a atividade de piloto, Regulamento de trafego aéreo, teoria de vôo, navegação aérea, meteorologia e muito mais! Se você planeja voar, esse é o primeiro degrau. Aprender nunca é demais.

Nome: Pilot System
Estilo: Tutorial
Língua: Português
Sistema Operacional: 2000 | XP | Vista
Tamanho: 151 Mb
Servidor: 4share
Download:

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Microfone Parabólico Espião - MacGyver Vive


Hoje em mais um post da série MacGyver Vive, vamos aprender a fazer um microfone parabólico!!!! Ai você se pergunta: - Pra que diabos serve isso? Quem gosta de filmes de espionagem e de detetives, já sabe! Resumidamente ele te possibilita ter um "ouvido de tuberculoso" artificial! Ele permite que você ouça conversas a disância com perfeição. É a arma definitiva do fofoqueiro e um acessório indispensável ao detetive que se presta. Que tal então fazer o seu próprio? Um pequeno conhecimento de eletrônica é necessário para o projeto.
Os microfones direcionais ultra-sensíveis podem ser utilizados em diversas aplicações práticas interessantes. Uma delas é a espionagem, quando focalizamos pessoas conversando a uma certa distância e conseguimos ouvir tudo o que dizem. Outra é na gravação de sons da natureza e finalmente temos a possibilidade de instalar o sistema num robô para detecção de sons remotos. Veja neste artigo como é possível construir um simples microfone parabólico usando componentes comuns.
Os microfones direcionais sensíveis são montagens bastante interessantes e não muito difíceis de serem realizadas com componentes de baixo custo. O amplificador que descrevemos alimenta um fone de ouvido, é alimentado por pilhas e tem excelente sensibilidade graças ao uso de um microfone de eletreto.
Um controle especial possibilita o aumento de seu ganho nas situações em que os sons são mais fracos, facilitando assim sua audição. As aplicações práticas sugeridas são as seguintes:
- Espionagem
- Gravação de sons da natureza
- Aplicações esportivas
- Detecção de sons remotos em robôs com o uso de um transmissor

As principais características do circuito que descrevemos são:

Características:
Tensão de alimentação: 6 ou 9 V (4 ou 6 pilhas pequenas)
Ganho controlado (50x ou 200x)
Potência de saída (200 a 400 mW – conforme alimentação, e impedância de saída)
Impedância de saída: 4 a 16 ohms
Como Funciona
Existem duas técnicas básicas para se captar sons direcionalmente. Uma delas consiste no uso de um tubo para “canalizar” os sons e que é muito usada em estádios de futebol para se captar os sons dos chutes e da própria conversa dos jogadores. A segunda consiste em se posicionar o microfone no foco de um refletor parabólico e que é usada principalmente na gravação de sons de pássaros e outros sons da natureza. As duas técnicas são ilustradas na figura 1.
Figura 1 – Dois tipos principais de microfones direcionais.

O nosso projeto utiliza a segunda técnica com um refletor que pode ser qualquer objeto de metal ou plástico duro de pelo menos 40 cm de diâmetro e que tenha uma curvatura que se aproxime da parabólica. Podemos usar, por exemplo, uma meia esfera de um globo de efeitos de luz com resultados satisfatórios. O ponto exato em que o microfone deve ser posicionado será obtido experimentalmente.
O sinal captado pelo microfone de eletreto é levado ao circuito através de um cabo blindado, para se evitar a captação de zumbidos. Intercalado entre o microfone e a entrada do amplificador temos o potenciômetro P1 que serve como controle de volume. O amplificador usado é um LM386 que, além de ser fácil de encontrar e barato, exige poucos externos adicionais para se obter um bom ganho, e saída de baixa impedância. O ganho deste amplificador é determinado pelo resistor R2 no circuito de realimentação negativa. Assim, com a chave numa posição, em que este resistor está no circuito, o ganho do amplificador será de 50 vezes.
Mudando de posição a chave, de modo que apenas o capacitor fique no circuito, o ganho será de 200 vezes. Os capacitores C3 e C5 fazem o desacoplamento do amplificador e da fonte respectivamente e o capacitor C4 faz o acoplamento à carga que pode ser um fone de ouvido de baixa impedância. Os tipos acolchoados são os dão melhores resultados neste tipo de aplicação por bloquearem qualquer outro tipo de som que não seja o que vem do circuito.
Montagem
Na figura 2 damos o circuito completo do microfone parabólico.
Figura 2 – Diagrama completo do aparelho

A parte eletrônica pode ser montada numa pequena placa de circuito impresso com a disposição de componentes mostrada na figura 3.
Figura 3 – Placa de circuito impresso para a montagem.

Todo o conjunto cabe numa pequena caixa plástica que tanto pode ser montada junto ao refletor como carregada à tiracolo, conforme mostra a figura 4.
Figura 4 – O amplificador pode ser levado à tira-colo.

Em qualquer caso é importante usar cabo blindado para a conexão do microfone, pois o amplificador é sensível podendo captar zumbidos. Na montagem observe a polaridade dos capacitores eletrolíticos e a posição do circuito integrado. Também é importante observar a polaridade do microfone de eletreto, pois se ele for invertido o aparelho não funciona.
O resistor R1 determina a polarização e ganho do transistor de efeito de campo que existe no interior dos microfones de eletreto. Eventualmente este resistor pode ser alterado para se encontrar o ponto de maior sensibilidade. Valores entre 2,7 k ohms e 10 k ohms podem ser experimentados. Para a saída do fone temos duas possibilidades mostradas na figura 5.
Figura 5 – Ligação das saídas dos fones.

No primeiro caso o jaque é simples para fone monofônico. No segundo caso, se usarmos um jaque estéreo para fone de ouvido estéreo, a ligação deve ser feita com os canais em série.

Prova e Uso
Para provar o aparelho basta ligar S1, abrir P1 e verificar a captação dos sons ambientes com a chave S2 nas duas posições de modo a se comparar o ganho.
Se houver ronco no fone, verifique a blindagem do cabo do microfone e se sua malha está ligada firmemente ao ponto de terra do circuito. Comprovado o funcionamento é só usar o circuito. Para fazer gravações pode ser usada uma saída paralela que será ligada à entrada do MIC do gravador, conforme mostra a figura 6.
Figura 6 – Acrescentando uma saída paralela para gravações.

Esta mesma saída pode ser ligada a um pequeno transmissor de FM, como o mostrado na figura 7, para a captação dos sinais à distância.
Figura 7 – Transmissor de FM para transmitir os sinais à distância, sem fio.
Uma placa de circuito impresso para o transmissor é mostrada na figura 8.
Figura 8 – Placa de circuito impresso para o transmissor.
Neste circuito, a bobina consta de 4 espiras de fio esmaltado 22 a 26 AWG ou mesmo fio rígido comum (do tipo usado em telefones) num lápis como referência.
Os capacitores com valores expressos em nF e pF devem ser obrigatoriamente cerâmicos. A antena consiste num pedaço de fio rígido de 20 a 40 cm ou ainda uma antena telescópica de rádio comum. O alcance pode chegar aos 50 metros em local aberto e livre de interferências. O sinal é recebido em qualquer aparelho de som com FM, preferivelmente com sintonia analógica.

Lista de Material

a)Microfone

Semicondutores:
CI-1 – LM386 – circuito integrado, amplificador

Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 – 2,7 k ohms – vermelho, violeta, vermelho
R2 - 1 k ohms – marrom, preto, vermelho
P1 - 10 k ohms – potenciômetro comum lin ou log

Capacitores:
C1, C2 – 10 uF x 12 V – eletrolítico
C3 – 100 uF x 12 V – eletrolítico
C4 – 220 uF x 12 V – eletrolítico
C5 – 470 uF x 12 V – eletrolítico

Diversos:
MIC – microfone de eletreto de dois terminais
S1 – Interruptor simples
S2 – Chave de 1 pólo x 2 posições
J1 – jaque conforme o fone – ver texto
B1 – 6 ou 9 V – 4 ou 6 pilhas pequenas

Placa de circuito impresso, suporte de pilhas, fios, cabo blindado, refletor parabólico, caixa para montagem, botão para o potenciômetro, solda, etc.

b)Transmissor

Semicondutores:
Q1 – BF494 – transistor de RF

Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 – 10 k ohms – marrom, preto, laranja
R2 – 6,8 k ohms – azul, cinza, vermelho
R3 – 47 ohms – amarelo, violeta, preto

Capacitores:
C1 – 10 nF – cerâmico
C2 – 4,7 nF – cerâmico
C3 – 4,7 pF – cerâmico
C4 – 100 nF – cerâmico
CV – trimmer (qualquer valor entre 20 e 40 pF de capacitância máxima)

Diversos:
L1 – Bobina – ver texto
B1 – 4 ou 6 pilhas – pode ser usada a alimentação do microfone
A - antena – ver texto

Placa de circuito impresso, fios, solda, etc.
Tutorial escrito por Newton C. Braga.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Como gelar cerveja em 2 minutos! - Série MacGyver Vive

Sempre acontece de estarmos naquele churras e a cerveja esta quente, não é verdade?! Seus pobremas si acabarium!!!!! Mais um tutorial da Série McGyver Vive! Aprenda como gelar a sua cerva em apenas 2 minutos com água, gelo e sal! Assista o tutorial abaixo e me mande uma gelada!

Como Fazer Uma Lâmpada de Emergência com um Lápis - Série MacGyver Vive

Sabe aquele momento em que estamos muito precisando de uma luz? Inspirado em nosso velho amigo, McGyver, vou postar alguns tutoriais no mínimo interessantes! Vamos começar? Aprenda como fazer uma lâmpada de emergência com um lápis, um pedaço de fio e uma bateria! Assista ao vídeo abaixo:


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Viagem ao Centro da Terra em 3D dublado! ! !

Depois de um tempo sem postar (eu acho que tem que ser algo interessante, do contrário, nem coloco nada!), hoje tenho o orgulho de inaugurar mais uma seção no blog: a dos filmes em 3d!!!
O cardápio de hoje é "Viagem ao Centro da Terra", um clássico da literatura. Lembrando que para poder assistir ao filme corretamente, você vai precisar daqueles velhos óculos em 3D como o da imagem abaixo:

Caso você não tenha nenhum em casa, faça o seu próprio óculos 3d! Como? É bem simples! Com cola, papel comum, tesoura,papel celofane colorido e cinco minutos de trabalho manual! Basta clicar AQUI e baixar a instruções completas (apenas 184kb)!
Sinopse do filme: Trevor Anderson (Brendan Fraser) é um cientista cujas teorias não são bem aceitas pela comunidade científica. Decidido a descobrir o que aconteceu com seu irmão Max (Jean Michel Paré), que simplesmente desapareceu, ele parte para a Islândia juntamente com seu sobrinho Sean (Josh Hutcherson) e a guia Hannah (Anita Briem). Entretanto em meio à expedição eles ficam presos em uma caverna e, na tentativa de deixar o local, alcançam o centro da Terra. Lá eles encontram um exótico e desconhecido mundo perdido.
Título: Viagem ao Centro da Terra 3D
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 92 min
Ano de Lançamento: 2008
Qualidade: Dvd-Rip Xvid
Formato: 3D
Áudio: Português
Qualidade de Audio: 10
Qualidade de Vídeo:10
Tamanho: 682 mb

Servidor:
Deposit Files
Download:
http://www.todaygadgets.com/images/logodepositfiles.gif

terça-feira, 13 de abril de 2010

Chico Xavier O filme [Cam Xvid]

http://www.chicoxavierofilme.com.br/site/wp-content/uploads/2010/01/cartaz13-2-e1267114747668.jpg

Chico Xavier é uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium Chico Xavier, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Vida conturbada, com lutas e amor. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Fênomeno? Fraude? Os Espiritos existem? Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.

Título Original: Chico Xavier
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 125 min
Ano de Lançamento: 2010
Qualidade: CAM
Formato: XviD
Áudio: Português
Qualidade de Audio: 7
Qualidade de Vídeo: 7
Tamanho: 700 mb
Servidor: Megaupload
Download:
MegaUpload