domingo, 23 de agosto de 2009

Como fazer uma escuta simples

Bem, um tema que sempre me interessou é a espionagem. Resolvi então postar um circuito de uma escuta FM simples, com um alcance médio de 50 metros!
Com ela você poderá ouvir de qualquer rádio, ou seja um simples MP3 com rádio funcionará!
Vamos começar analisando as características, o funcionamento, a lista de materiais, a montagem e por fim, a prova e uso do nosso pequeno Spy Gadget, tudo em uma linguagem fácil e acessível.
Espero que gostem!

CARACTERÍSTICAS:
· Tensão de alimentação: 110/220 V
· Alcance: 50 metros (+/-)
·
Consumo: menor que 2 W
·
Faixa de freqüências de operação: 88-108 MHz
· Número de transistores: 1

Existem milhares de dispositivos eletrônicos que podem ser usados para se espionar, mas sem dúvida, o mais popular e o mais procurado é a escuta sem fio, sendo as versões mais populares, as alimentadas por pilhas. A proposta neste tutorial se utiliza da rede elétrica.

A escuta sem fio proposta neste artigo, consiste num transmissor, que não precisa de pilhas pois é alimentado diretamente pela rede de energia, podendo ficar permanentemente ativo. Ele opera na faixa de FM tendo um alcance de mais ou menos 50 metros.

O microfone utilizado é sensível o bastante para captar as conversas em voz normal num raio de 3 metros; e todos os componentes utilizados são bem fáceis de se obter.

O consumo de energia do transmissor, por outro lado, é muito baixo, podendo ficar permanentemente ligado sem que se note praticamente nenhum aumento na conta de energia do local aonde o mesmo será instalado.

COMO FUNCIONA:

Pra começar é preciso reduzir a tensão da rede de energia para um valor entre 3 e 6 V, ou seja, a tensão necessária à alimentação do circuito, que é feita por meio de uma fonte sem transformador, para maior simplicidade e capacidade. Como o consumo de corrente é baixo, podemos fazer isto com facilidade utilizando um capacitor de poliéster (C1), de modo a atuar como um redutor da tensão propriamente dita.

A tensão reduzida pelo C1 é retificada pelo diodo D1 e depois é filtrada por C3 e C4 que, em conjunto com R2, formam um filtro em PI(ufa!). Este tipo de filtro é importante para que os ruidos da rede elétrica não se sobreponham ao sinal transmitido.

Isso significa que após a retificação realizada pelo diodo D1, já na saída da fonte, temos uma tensão contínua entre 3 e 6 V que vai ser usada para alimentar o circuito do transmissor.

Resolvida a questão de tensão!

É muito importante que seja verificado a tensão no seu projeto, pois dela depende a tolerância dos outros componentes. Se ela estiver abaixo de 3 V, devemos aumentar o valor de C1, ligando em paralelo, outros de mesmo valor. Valores de até 1 mF podem ser utilizados para isso. O importante é não deixar que a tensão supere os 6 V!!!

O setor do transmissor tem por base um transistor BF494 ou um BF495, que funciona como um oscilador de alta freqüência, operando na faixa de FM. Este transistor vai ser responsável pelo sinal, que, aplicado à antena, resulta nas ondas de rádio.

O resistor R6 determina qual a corrente de operação e eventualmente pode ser reduzido um pouco para aumentar o seu alcance. No entanto, o valor mínimo recomendado para este componente é de 47 W.

A modulação é feita por meio de um microfone de eletreto de dois terminais que, via C6 é ligado à base do transistor. Desta forma, os sinais do microfone atuam sobre a polarização do transistor e o resultado é que esta polarização faz com que a freqüência do transmissor mude levemente com os sons, sendo obtida a desejada modulação da freqüência. A finalidade de R3 é polarizar o microfone, pois possui um transistor de efeito de campo amplificador interno. Valores na faixa de 1 kW a 10 kW podem ser experimentados nesta função.

LISTA DE MATERIAIS:

Semicondutores:
Q1 -- BF494 ou BF495 - transistor de RF
D1 -- 1 N4004 - diodo de silício

Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 -- 2,2 kW
R2 -- 100 W
R 3 -- 4,7 kW
R4 -- 10 kW
R5 -- 6,8 kW
R 6 -- 82 W

Capacitores:
C1 -- 470 nF a 1 mF - capacitor de poliéster para 250 V ou 400 V - ver texto
C
2, C7 -- 10 nF - cerâmicos
C
3, C4 -- 1.000 mF x 16 V - eletrolíticos
C
5, C6 -- 100 nF - cerâmicos
C8
-- 4,7 pF ou 5,6 pF - cerâmico
CV -- trimmer - ver texto

Diversos:
MIC -- microfone de eletreto de dois terminais
L -- bobina - ver texto
F1 -- 200 ou 250 mA - fusível
A -- antena - ver texto
Placa de circuito impresso, caixa plástica para a montagem, fios, suporte de fusível, solda, etc.


MONTAGEM:
Na figura 1, temos o diagrama completo do transmissor.







A disposição dos componentes na placa de circuito impresso, que deve ser bem compactada, é mostrada na figura 2.

A placa de circuito impresso pode ser instalada numa caixinha plástica do tipo usado para eliminadores de pilhas que já possui os pinos do plugue e se encaixa em qualquer tomada, conforme a figura 3.

Os furos de ventilação da caixa são aproveitados para fixação do microfone de modo a permitir a entrada dos sons captados. Isso significa que o microfone fica invisível e a caixa, mesmo se observada, não despertará muitas suspeitas.

O capacitor C1 é o único componente crítico desta montagem. Para a rede de 110 V, ele deve ser de poliéster com valores entre 470 nF e 1 mF com tensão de trabalho de pelo menos 250 V!!!

Para a rede de 220 V experimente valores entre 220 nF e 470 nF com tensões de trabalho dê pelo menos 400 V.

Os demais capacitores são eletrolíticos ou cerâmicos conforme indicações de lista de materiais. Os resistores são de 1/8 W com 5% ou mais de tolerância.

O trimmer CV pode ser de base de porcelana ou plástico, sendo que para este último, os furos devem ter suas posições alteradas na placa de circuito impresso. Os valores podem ficar entre 2-20 e 5-50 pF

A bobina L1 é formada por 4 espiras de fio comum 22 ou esmaltado grosso (de 18 a 24) sem fôrma, com diâmetro de 1 cm aproximadamente. A tomada para a antena é feita na segunda espira.

Para o transistor pode ser usado o BF494, BF495 ou equivalentes como o 2N2222 e mesmo o 2N2218. Para este último transistor, C1 pode ser aumentado de modo a poder alcançar maior potência, elevando com isso a tensão para até 9 V.

O microfone de eletreto de dois terminais precisa ter sua polaridade observada na ligação, pois se for invertido, o aparelho não funciona.

A antena consiste num pedaço de fio rígido esticado em posição vertical de 20 a 80 cm de comprimento. Para a proteção do circuito, usamos um pequeno fusível de 200 mA que deve ficar dentro da caixinha.

PROVA E USO:

Para provar a eficiência do aparelho, basta ligá-lo numa tomada e depois colocar nas proximidades, um receptor de FM sintonizado numa freqüência livre entre 88 e 108 MHz. Mas pra isso você deve se esquecer da cara feia da criatura na imagem ao lado. O receptor deve ficar a 'uma distância de 2 a 3 metros do transmissor.

Com uma chave de plástico ou madeira, ajuste o CV do transmissor para captar o sinal mais forte no receptor. Mais de um sinal pode ser captado, mas sempre haverá o que corresponda à freqüência fundamental e seja o mais forte. Um apito no alto-falante do receptor indicará quando o sinal for sintonizado. Para eliminar o apito, abaixe o volume do receptor.

Para usar o aparelho é só sintonizá-lo e deixar no local em que se pretende fazer a escuta (preferivelmente escondido), encaixando-o em uma tomada.

Seu posicionamento deve ser tal, que ele não fique a mais de 3 metros do alvo em que se pretenda ouvir. Evite a presença de objetos de metal de grande porte nas proximidades do transmissor e encostar na antena, conforme sugere a figura 4.

Pra quem gostou mas não sabe como fazer uma placa de circuito, existem vários kits de confecção de placas a venda(busca no Google!), que são simples, bastando ter uma impressora boa para imprimir os negativos em papel vegetal, mas isso é um outro tutorial......

3 comentários:

  1. Oi neste poste nao ta aparecendo as imagems eu to acesando atraves do meu celular.

    ResponderExcluir
  2. Εvery wеekеnd i uѕeԁ to go to see this web site, because i wіsh foг еnϳoyment, sinсe this thiѕ ωebsite сonatіons actuallу nice funny matегіal tοo.


    Feеl free to surf to mу wеb-ѕitе :
    : blogspot.dk

    ResponderExcluir
  3. Βеcause the admin of thіs site іѕ ωorκing, no uncertаіnty vегy ѕoon іt
    ωill be wеll-κnown, due to іts fеatuгe cοntеntѕ.


    Feеl free to suгf tо mу site: Prweb.com

    ResponderExcluir