sábado, 22 de agosto de 2009

Como saber se o seu Anti-vírus realmente está funcionando?

http://www.oimperador.com.br/loja/images/virus.jpg

Para saber se o seu Anti-vírus está funcionando corretamente, existe uma maneira bem fácil de descobrir: Basta criar um script .BAT Eicar!!!! Mas que diabos é isso de script .BAT Eicar? É simples! Como diria Jack, vamos por partes:
BAT é uma linguagem de script, que cria arquivos de textos que são executáveis!
E o script Eicar se chama assim pois foi desenvolvido pelo Eicar -
European Institute of Computer Anti-Virus Research (Instituto Europeu para Pesquisa de Anti-vírus de Computador), que é um instituto de pesquisas que foi criado em 1990 com o intuito de aprimorar o funcionamento dos sistemas de anti-vírus!
Para fazer um script Eicar é muito fácil. Basta abrir o Bloco de Notas do Windows e digitar (ou colar daqui!) a seguinte sequência de digitos alfanuméricos:

X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

Salve seu arquivo com o nome de "VIRUSTESTE.BAT" e pronto! Você acaba de criar o seu script Eicar! Assim que você salvá-lo, seu anti-vírus já deverá ser alertado sobre a existência de um vírus, detectado pelo sistema como EICAR_test file e o tipo de detecção dele como Teste, informando por fim, a exclusão do mesmo. Outras vezes, dependendo do seu anti-vírus, ele será acionado somente quando você tentar executar o arquivo. Mas sempre é bom lembrar que esse script apenas ajuda a saber se o seu sistema de proteção contra vírus está funcionando, o que não significa que ele está protegendo o seu computador de todas as ameaças. Para se garantir, deixe o seu anti-vírus sempre atualizado. Se souber como fazer, deixe a atualização automática dele setada para realizar as atualizações diariamente, o que eleva consideravelmente o nível de ameaças que ele poderá ser efetivo na proteção do seu PC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário