Parece que alguns cientistas americanos conseguiram desenvolver o chamado "olho biónico", um protótipo de olho artificial que imita o olho biológico em praticamente tudo.
Eles conseguiram fazer fotodetectores flexíveis, que se moldam a uma superfície curva, sem distorções, o que é um avanço sem precedentes.
Essa superfície curva elimina a distorção causada pelos sistemas de "visão" que usam superfícies planas na captação da luz, como acontece nas máquinas fotográficas e de vídeo. Os cientistas das universidades de Illinois e Northwestern produziram, por assim dizer, o primeiro "olho biônico" que consegue ver como nós vemos.
O protótipo (ai em cima!) foi desenhado por por John Rogers e a sua equipe da universidade de Illininois. Tem o tamanho e a forma de um olho humano e inclui uma "retina" artificial, curva na forma, e sensível à luz. A chave deste novo dispositivo residiu justamente na possibilidade de adaptar o material foto-sensível à superfície curva, algo que não era possível até o momento.Agora, por enquanto, a única coisa que deixa a desejar ainda é a definição da imagem: 256 píxeis apenas. Se esse projeto evoluir na velocidade da informática, em breve vai ter gente tirando seus olhos em bom estado e substituindo por um de 10 megapixels!
Olho eletrônico já conectado a um circuito para aquisição de imagens (Foto: Instituto Beckman/Universidade de Illinois)
Nenhum comentário:
Postar um comentário