domingo, 23 de agosto de 2009

Dispositivo de escuta a laser

http://img4.ifilmpro.com/resize/image/stills/films/resize/istd/2941814.jpg
Nenhum kit de espionagem está completo sem um dispositivo de escuta a laser de longa distância! Se você concorda com o que eu disse, você está com sorte! Hoje você irá aprender como fazer para usar uma ponteira laser para ouvir sons até algumas centenas de metros (a distância será relativa a largura do laser utilizado)
Este tutorial vai ensiná-lo a fabricar um equipamento de espionagem que funciona como uma escuta a distância, se utilizando de um laser.
Este projeto se resume em um dispositivo de escuta, que através da modulação de um feixe de laser, que incidindo sobre a superfície de um vidro, consegue, a partir de vibrações no vidro, recuperar através dos ecos do feixe refletido, os sons que existem no ambiente!
Eu não me responsabilizo se você for pego e mandado para Bangu I. rsrsrs
Vamos lá!
Você vai precisar dos seguintes materiais:

Materiais:


1. Ponteira Laser
2. Par de fones-de-ouvido
3. Fotodiodo de sulfeto de cádmio (cd) ou Fotocélula de Sulfeto de cádmio (encontrada em lojas de eletrônica) - são a mesma coisa!
4. Tripé
5. fita isolante
6. Notebook ou outro dispositivo de gravação.

Ferramentas:

1. Ferro de solda
2. Solda
3. Alicate

Tempo de montagem:

Entre uma a duas horas para construir, setar e alinhar.

Passos:
  1. Corte fora os fones do seu fone de ouvido e plugue o fio do fone de ouvido no seu notebook ou em outro dispositivo de gravação.
  2. Use fita isolante para prender a fotodiodo em algo firme(uma base), de modo a poder mover com firmeza e ser facilmente alinhado.
  3. Ainda utilizando a fita isolante, prenda a sua ponteira laser ao tripé e destaque uma parte da fita para que, quando necessário, possa prender o botão de liga/desliga para que o mesmo possa permanecer ligado.
  4. Encontre um quarto com uma janela que você queira espionar e direcione o laser para a janela.
  5. Determine aonde seu laser será refletido e situe o seu fotodiodo de forma que ele receba o feixe do laser refletido de volta.
  6. Aperte gravar em seu dispositivo e você já pode começar a escutar!

    Veja o esquema na figura abaixo:

    http://img.alibaba.com/photo/11089403/Laser_Listening.jpg
Quaisquer ruídos dentro do quarto irá causar a vibração no vidro da janela, que será captado pelo retorno do laser à fotocélula. Você talvez ainda precise processar a entrada de áudio em um editor de som para remover os ruídos não desejados e isolar as vozes. Veja este vídeo abaixo para ver o nosso engenho em ação.


4 comentários:

  1. Excelente! o melhor é compartilhar o conhecimento... porque, assim como diz George Bernard Shaw "Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e nós trocamos as maçãs, então você e eu ainda cada um tem uma maçã. Mas se você tem uma idéia e eu tenho uma idéia e nós trocamos essas idéias, então cada um de nós terá duas idéias." Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. esse idéia não é deles. Parabéns a quem inventou.

    ResponderExcluir
  3. Idéia interessante, mas como inteligentes que somos fica fácil verificar que não é tão simples assim.
    Podemos exemplificar a questão do circuito eletrônico para suportar a fotocélula ou similar, assim como o simples fato da reflexão do laser, que no caso da figura do exemplo mostra claramente que jamais seria possível obter o reflexo no mesmo ponto da origem, devido ao ângulo de incidência.

    ResponderExcluir